03 outubro, 2010

Crack: A destruição instantânea

A droga vicia rapidamente e causa efeitos irreversíveis a saúde 

 Em dez segundos gera euforia, excitação, respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e uma fissura por novas doses, esse é o Crack. Mais potente que a cocaína, tem um efeito devastador sobre o organismo humano. A “pedra”, como é conhecida entre os usuários esta se disseminando por todas as classes sociais.

            Para fabricar o Crack, a cocaína é misturada a bicarbonato de sódio e adquire a forma de pedras. “O Crack se tornou popular, pois fumar é uma forma mais fácil de absorver a droga e a redução da quantidade de cocaína para produzir um efeito forte, fez com que o preço abaixasse, tornando assim acessível à classe baixa” diz a Psicóloga Andrea Domanico.

 “a abstinência causa sensações terríveis

            A psiquiatra Luizemir Wolney, responsável pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras  Drogas), explica que os efeitos a longo prazo causados pelo Crack são muitos, como lesões cerebrais, perda de peso, irritação dos brônquios que causa câncer de pulmão, por conter impurezas cancerígenas.

            Para se curar do vicio é preciso força de vontade e profissionais capacitados. “O tratamento para dependência do Crack, é complexo e lento, pois a abstinência causa sensações terríveis” disse Luizemir. Muitas vezes ocorrem recaídas, o que faz com que muitos desistam, a maioria perde o vinculo familiar quando começa a usar o Crack. “Eu cheirava cocaína, depois que comecei a fumar pedra me afundei, perdi emprego e família, e estou em tratamento a mais de quatro anos”, disse M.O., 29 anos, dependente de Crack em recuperação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário